Vencedores da 3ª Maratona Brasileira de Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem vão ao Congresso da ARRS, em Honolulu, no Havaí

Os doutores Arthur Magalhães de Oliveira, José Cláudio Nogueira Junqueira e Thiago Menezes Baraviera, residentes no Hospital das Clínicas de São Paulo, são os integrantes do grupo vencedor da 3ª Maratona Brasileira de Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, competição de conhecimentos radiológicos patrocinada pela empresa Bayer e realizada no Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR18) do ano passado, no Rio de Janeiro. Por este motivo, ganharam do CBR a participação no Encontro Anual da ARRS, que custeou a inscrição, passagem e hospedagem no evento, ocorrido em Honolulu, no Havaí.

“Achei o congresso (ARRS) muito bom e foi surpreendente, de certo modo, porque pude perceber que as aulas parecem ser mais voltadas aos radiologistas em formação, pois apresentam alguns conteúdos um pouco mais básicos, mas sem perder o conteúdo de atualização voltado a todos os radiologistas. Por isso acho que os residentes devessem ser mais estimulados a mandar trabalhos e participar deste congresso”, afirma Dr. Thiago Baraviera.

A 3ª Maratona reuniu mais de 20 equipes de diferentes serviços de residência e aperfeiçoamento do país com o objetivo de promover a aproximação entre as diferentes instituições, estimular o domínio dos conhecimentos radiológicos e o intercâmbio de experiências.

“A Maratona em si oferece um grande aprendizado para o residente e isso já um estímulo importante, mas acho que a iniciativa da premiação é muito interessante porque, além de incentivar os residentes a participarem, funciona também como uma recompensa pela dedicação. Além disso, o fato de o congresso da ARRS ter aulas que são muito boas para os residentes de radiologia, faz com que a participação neste congresso complemente a formação dos participantes”, complementa Dr. Thiago.

Já o Dr. José Claudio Nogueira Junqueira lembra que os membros das equipes montadas se dedicaram na preparação para a competição e aprenderam muito com os casos apresentados. “Além disso, a Maratona permitiu maior integração entre colegas da própria instituição e de instituições diferentes ao montarem equipes para concorrer, estimulando o intercâmbio de conhecimento e de experiências. Essas iniciativas contribuem para a formação de melhores radiologistas, ávidos por conhecimento e por aprender sempre mais”, pontua.

A Maratona é uma oportunidade para aprender coisas novas e testar conhecimentos de forma divertida, sem cobranças. Assim é a forma como o Dr. Arthur Magalhães, outro integrante do grupo vencedor, avalia a iniciativa.

“Além disso, a Maratona fez com que ficássemos muito mais envolvidos com o congresso e ainda aproveitamos a participação no evento para enviar alguns trabalhos. Outro ponto é que ela possibilita uma maior interação entre os residentes e colegas de outros estados. Com certeza nossos colegas mais novos de residência também vão querer participar nos próximos anos”, conclui.

Compartilhar com