Submissão de trabalhos

Trabalhos Científicos

Este regulamento normatiza a inscrição de trabalhos científicos em formato de painéis eletrônicos e temas livres destinados à seleção, aprovação e apresentação durante o XLVIII Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR 19, a ser realizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), de 10 a 12 de outubro de 2019, em Fortaleza.

Data limite para envio do resumo: 12 de junho de 2019


Publicação do resultado dos resumos aprovados: 30 de julho de 2019

Envio dos trabalhos aprovados na íntegra em formato de apresentação (ppt): até 7 de setembro de 2019.

Das definições

Temas livres: apresentações orais realizadas em dia e horário determinados, limitadas a 8 minutos, seguidas por 2 minutos para discussão e perguntas, a critério do coordenador da sessão. Temas livres são, preferencialmente, trabalhos originais que mostrem a experiência dos autores ou da instituição em assuntos mesmo que ainda com resultados parciais. O apresentador deverá estar inscrito no Congresso.


Painéis eletrônicos: apresentações de trabalhos científicos por meio de série de telas digitais disponibilizadas somente nos computadores dispostos em estação multimídia montada no evento para este fim. Antes de inscrever um trabalho, recomenda-se ler atentamente todas as informações contidas neste regulamento. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as especificações descritas serão desclassificados.

Dos tipos de trabalhos

Trabalho Original: Demonstra a pesquisa e resultados de temas preferencialmente inéditos, refletindo a experiência dos autores ou da instituição. Deve conter casuística e metodologia bem claras, com os resultados consequentes, mesmo que ainda parciais.

Ensaio iconográfico: baseia-se em assunto de grande interesse. O objetivo principal é a demonstração de imagens que devem ser bem ilustrativas e de acordo com o assunto escolhido. O texto deve ser muito sucinto, privilegiando os exemplos de imagens.  Não necessita bibliografia, podendo remeter apenas a algumas leituras recomendadas.
As ilustrações e conteúdo devem ser do autor e ou da Instituição, não coletadas na literatura ou nos meios eletrônicos.

Relato de caso: é a apresentação breve de um único caso. O caso deve ter interesse para a especialidade e deve ser discutido o valor didático. As imagens devem ser bem ilustrativas.


Dos prazos

  1. Inscrição de resumos: até 12 de junho de 2019, exclusivamente por este site.
  2. Resultado da seleção: a divulgação dos resumos dos trabalhos aprovados está prevista para 30 de julho de 2019, o autor principal receberá um e-mail informando que o trabalho foi aprovado.
  3. Entrega dos trabalhos aprovados completos (versão final a ser apresentada durante o evento): até 7 de setembro de 2019. O não envio até essa data implica em desclassificação automática.
  4. A data e o horário de cada apresentação de tema livre serão divulgados até 15 de setembro 2019. O autor que submeteu o trabalho receberá em tempo hábil a data, horário e local para apresentação dos temas livres pelo e-mail informado na sua inscrição. O tema livre aprovado deverá ser apresentado durante o congresso por um dos autores do trabalho tendo 8 (oito) minutos para esta apresentação. Outros dois minutos poderão ser usados pelo Moderador para perguntas e comentários.

Da inscrição

1.    A inscrição de resumo representa um compromisso definitivo do autor em enviar a íntegra do trabalho para apresentação durante o XLVIII Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR 19, se este for selecionado e aprovado pela Comissão Julgadora.

2.   Para inscrever um trabalho como painel eletrônico ou tema livre no XLVIII Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR 19 é necessário que pelo menos um dos autores do trabalho esteja inscrito como participante do referido congresso.

3.    A inscrição do trabalho deverá ser feita por meio do envio do resumo exclusivamente neste site.

4.    Não serão aceitas inscrições de trabalhos via fax, Correios, mensagem eletrônica (e-mail), por portador ou de qualquer outra forma que não a descrita neste regulamento.

5.   Para efetuar a inscrição do trabalho, o autor previamente inscrito no XLVIII Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR 19 deverá acessar o sistema de inscrições, por meio do login e senha fornecida por ocasião de sua inscrição no evento.

6.    Ao entrar no sistema, o autor deverá preencher um formulário padrão para submissão do trabalho e registrar o nome do autor principal.

7.    No ato da inscrição, deve ser informado se um ou mais autores têm ou tiveram, nos últimos 12 meses, afiliação ou relação financeira relevante com empresas comerciais, que produzem, comercializam, revendem ou distribuem bens ou produtos de uso médico ou serviços consumidos ou usados em pacientes. A intenção não é impedir a participação destes autores, mas o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) adota políticas e procedimentos que visam a identificação dos conflitos de interesse. Portanto, a íntegra do trabalho, ou seja, a versão que será apresentada no XLVIII Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR 19, não deve conter nenhuma promoção comercial e deve manter a privacidade dos dados de pacientes. Nenhum nome, identificação hospitalar ou qualquer outra informação pessoal pode aparecer na apresentação.

ACESSE AQUI O SISTEMA DE INSCRIÇÃO!

Da autoria

1.    Cada autor poderá enviar quantos resumos desejar, assinados de forma independente ou em parceria com outros autores. Para temas livres, cada autor poderá enviar até dois trabalhos.

2.    Cada trabalho pode ser assinado por até 8 (oito) autores, sendo que um deles deve ser identificado como autor principal.

3.   Durante o preenchimento do formulário padrão de submissão de trabalho deverão ser inseridos os dados referentes à autoria do trabalho: nome completo de todos os autores sem abreviações e respectivos documentos de identificação (CPF) e o nome da instituição onde o trabalho foi desenvolvido. Para garantir a confidencialidade durante o processo de seleção, não é permitida a inclusão de nome de autores e/ou da instituição onde o trabalho foi desenvolvido no espaço destinado ao texto do resumo. Estas informações deverão ser inseridas no formulário específico já citado.

Das categorias

As categorias para painel eletrônico e para tema livre no CBR 19 são:

a.     Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia / Medicina Fetal

b.    Ultrassonografia Geral

c.     Cárdio / Tórax

d.    Mama

e.    Medicina Interna / Geniturinário / Gastrointestinal

f.     Musculoesquelético

g.    Neurorradiologia / Cabeça e Pescoço

h.   Densitometria Óssea, Técnica Radiológica, Radioterapia e Física Médica

i.    Radiologia Intervencionista

j     Oncologia (incluso PET-CT e Radioterapia)

k    Radiologia Geral (incluso Densitometria Óssea, Física das Radiações, radiação ionizante, Meios de contraste e Proteção Radiológica)

l.    Pediatria

Da formatação e padrão dos textos

1.      O resumo deverá ter entre 1.000 (um mil) e 3.000 (três mil) caracteres, incluindo os espaços.

2.      O título do resumo e os nomes dos autores deverão ser preenchidos no campo específico para este fim. Não é permitida a inclusão desta informação no espaço destinado ao texto do resumo.

3.      O formulário eletrônico dispõe de um contador de caracteres e não permite a inclusão de palavras adicionais quando o limite é atingido. Portanto, é necessária especial atenção ao utilizar o recurso “copiar-colar”, por exemplo.

4.      Não é permitida a inclusão de gráficos, tabelas, imagens e/ou bibliografias no resumo, bem como formatações com negrito, itálico, sublinhado ou qualquer outra forma de diferenciação de partes do texto. Letras gregas e símbolos representativos de “igual ou maior” e “igual ou menor” deverão sempre ser expressos por extenso.

5.      Bibliografia ou leitura sugerida devem constar apenas no formato final do trabalho, ou seja, na versão que será apresentada no CBR19. Não é permitida a inclusão desta informação no espaço destinado ao texto do resumo.

6.      Não é permitido utilizar recuo de parágrafos (tecla Tab) no resumo.

7.      Não é permitido iniciar sentenças com numerais no resumo.

8.      Ao utilizar sigla ou abreviatura no resumo, grafá-la por extenso na primeira vez em que for citada no texto, seguida pela sigla ou abreviatura correspondente entre parênteses. Nas citações seguintes, utilizar apenas a sigla ou abreviatura.

9.      Identificar se o trabalho enviado será classificado como painel eletrônico ou como tema livre. Se optar por tema livre, um integrante do trabalho deve, obrigatoriamente, estar presente no Congresso para a apresentação no local do evento. A Comissão deverá informar data, horário e local da apresentação caso o tema livre seja aprovado. Ficam os autores cientes de que um painel eletrônico poderá ser alterado para tema livre ou vice-versa.

10. Os resumos devem ter claramente a seguinte informação mínima:
 Trabalho original: Objetivos. Descrição mínima da casuística e métodos. Resultados, comentários sucintos e importância do trabalho efetuado, podendo salientar suas principais conclusões.
– Ensaio iconográfico: Interesse do trabalho proposto no resumo. Informar se o material é de experiência ou arquivo próprio dos autores. Qual o valor didático e educacional do trabalho.
– Relato de caso: Qual o interesse do caso. Se há algum destaque particular desta apresentação.

Não devem ser apresentados trabalhos ou revisões que utilizem unicamente figuras e/ou dados da literatura, sem contrapor a experiência e o material dos autores.
Textos, gráficos, desenhos e outras formas de ilustração extraídos da literatura somente poderão ser utilizados de forma excepcional, e desde que expressamente autorizados pelos proprietários dos direitos. A Comissão Científica e o Colégio Brasileiro de Radiologia não se responsabilizam de nenhuma forma pelo descumprimento desta normativa.

Da revisão antes do envio do resumo

Antes de enviar o resumo do seu trabalho, leia atentamente a íntegra deste Regulamento e confira particularmente os seguintes itens (check-list):

a.      O autor principal ou o apresentador oral está inscrito no Congresso.

b.     Foi informada a principal especialidade do trabalho e se corresponde a Painel Eletrônico ou Tema Livre.

c.      Foi informado se representa Trabalho Original, Ensaio Iconográfico ou Relato de Caso.

d.     O resumo não contém nomes de autores, da Instituição ou de produtos comerciais.

e.      O trabalho contém material e/ou dados que são da experiência própria dos autores e/ou da Instituição.

f.       Estou ciente que não serão aceitos trabalhos obtidos de compilação da internet ou que representem dados de autores não autorizados.


Após a aceitação do trabalho

1.      Após o trabalho ser aprovado pela Comissão Julgadora, a íntegra, ou seja, a versão que será apresentada no evento, deverá ser encaminhada em arquivo Power Point (ppt) com até 10 MB. O envio deve ser feito por este site.

2.      A apresentação do trabalho em arquivo Power Point (PPT) não poderá ultrapassar o máximo de 30 telas.

3.      A primeira tela da apresentação deverá informar: o título do trabalho, o nome completo de todos os autores e o nome completo da instituição onde o trabalho foi desenvolvido.

4.      O título do trabalho deve ser idêntico ao título utilizado para o resumo.

5.      O conteúdo do trabalho deve espelhar fielmente o propósito indicado no título do resumo enviado.

6.      Recomenda-se que o conteúdo do trabalho seja disposto de forma a permitir que o observador conclua sua leitura integral em até 5 minutos.

7.      As apresentações dos trabalhos poderão ser formadas apenas por imagens, desde que o arquivo esteja em formato Power Point (PPT) e obedeça ao limite de até 10 MB.

8.      O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e sua Comissão Científica não se responsabilizam por resumos e/ou trabalhos enviados em formatos diferentes dos que constam neste regulamento. O CBR reserva-se ao direito de excluir os trabalhos que não obedeçam a este regulamento, notadamente os itens 4 e 5, mesmo após a aceitação do resumo.

Da ordem a ser seguida na apresentação do trabalho

Trabalho original: Título, em letras maiúsculas; Introdução, com especificação dos objetivos; Casuística e Métodos; Resultados; e Conclusões, referidas de maneira objetiva.
Ensaio iconográfico: Título em letras maiúsculas; Introdução, salientando a importância e o interesse do trabalho proposto; e Descrição sucinta do material apresentado.
Relato de caso: Título em letras maiúsculas; Introdução, salientando a importância e o interesse do caso a ser apresentado; Descrição sucinta; e Discussão resumida.


Da Apresentação de Temas Livres

1.      A apresentação no evento deverá ser efetuada por autor inscrito no Congresso e que conste no trabalho selecionado.

2.      O apresentador do Tema Livre deve se identificar perante o Moderador, pelo menos dez minutos antes do início da Sessão.

3.      O tempo de apresentação deve se restringir rigorosamente a 8 (oito) minutos. O Moderador poderá adicionar perguntas e comentários, bem como abrir para perguntas dos presentes.

4.      Os slides devem ser claros e ilustrativos sobre o assunto abordado. O primeiro slide deve conter o título do trabalho, o nome completo dos autores e da instituição. Eventuais conflitos de interesse devem sempre ser informados.

5.      Como sugestão as apresentações podem ser calmamente apresentadas quando contêm até dois slides por minuto e os textos não mais que sete linhas por slide, em letras bem legíveis.



Da seleção

1.      A Comissão Julgadora dos painéis eletrônicos e temas livres do XLVIII Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR 19 avaliará os resumos dos trabalhos científicos inscritos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com este regulamento e que tenham ordenação científica suficiente para apresentação no referido evento.

2.      A Comissão Julgadora reserva-se o direito de modificar a categoria dos trabalhos selecionados, bem como, sob seu critério, redirecioná-los para outras modalidades ou especialidades, alterar painel eletrônico para tema livre e vice-versa.

3.      A Comissão Científica é soberana para decidir assuntos omissos.

Da responsabilidade dos autores

1.      Os gastos associados a inscrição e apresentação dos trabalhos científicos destinados aos painéis eletrônicos e temas livres do XLIVIII Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR 19 são de responsabilidade de seus respectivos autores.

2.      O trabalho científico inscrito não poderá ter sido publicado e/ou apresentado em outros eventos científicos nacionais.

3.      No caso de o trabalho ser selecionado e aprovado, sua íntegra, ou seja, a versão final destinada à apresentação deverá refletir o conteúdo indicado no resumo enviado e aprovado pela Comissão Científica. Divergências significativas entre o resumo enviado e o trabalho apresentado comprometerão inscrições futuras em eventos e congressos do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR).

4.      Todos os autores, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nos painéis eletrônicos e temas livres do XLVIII Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR 19, autorizam a Comissão Científica e todas as sociedades médicas apoiadoras do evento citado a publicar o resumo e/ou trabalho por tempo indeterminado nos mais variados veículos de comunicação (impressos, digitais e/ou web), desde que em caráter educativo e científico e com finalidade de divulgação do evento em âmbito regional, nacional ou internacional, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.


Do certificado


Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

5.         Será emitido apenas 1 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.

6.       Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente. 

Premiação

Primeiro e segundo colocados em Trabalhos Originais:

Passagem, hospedagem e inscrição para o autor principal do trabalho, para participar do Congresso Europeu de Radiologia, o qual será realizado em Viena, na Áustria, de 11 a 15 de março de 2020.

Primeiro colocado de Ensaio Pictorico / Revisão de Casos:

Passagem, hospedagem e inscrição para o autor principal do trabalho para participar do Congresso Europeu de Radiologia, o qual será realizado em Viena, na Áustria, de 11 a 15 de março de 2020.

Terceiro colocado em Trabalhos Originais

Inscrição para o autor principal do trabalho para o Congresso Brasileiro de Radiologia em 2020, o qual será realizado no Rio de Janeiro.

Inscrição também para o autor principal do trabalho em um curso realizado pelo CBR, a sua escolha.

Segundo e terceiro colocados em Ensaio Pictorico / Revisão de Casos:

Inscrição para o autor principal do trabalho para o Congresso Brasileiro de Radiologia 2020, o qual será realizado no Rio de Janeiro.


Compartilhar com