Trabalhos Científicos


Este regulamento normatiza a inscrição de trabalhos científicos em formato de painéis eletrônicos e temas livres destinados à seleção e apresentação durante o 51º. Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR22, a ser realizado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por  Imagem (CBR), de 01 a 03 de setembro de 2022.

Ao inscrever um trabalho, entende-se que o(s) autor(es) leram atentamente todas as informações contidas neste regulamento. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as especificações aqui descritas serão desclassificados.

DEFINIÇÕES

CATEGORIAS

Painéis eletrônicos: apresentações de trabalhos científicos por meio de série de telas digitais, submetidos previamente ao evento. Os melhores trabalhos também serão apresentados ao vivo durante o evento.

Temas livres: apresentações de trabalhos científicos originais através de apresentação oral ao vivo durante o evento.

TIPOS DE TRABALHOS ACEITOS (para painéis eletrônicos)

Trabalho original: Demonstra a pesquisa e os resultados de temas preferencialmente  inéditos, refletindo a experiência dos autores ou da instituição. Deve conter casuística e metodologia bem claras, com os resultados consequentes, mesmo que ainda parciais.

Ensaio iconográfico: baseia-se em assunto de grande interesse radiológico. O objetivo principal é a demonstração de imagens que devem ser ilustrativas e de acordo com o assunto escolhido. O texto deve ser muito sucinto, privilegiando os exemplos de imagens. Não necessita bibliografia extensa, podendo remeter apenas a algumas leituras recomendadas. As  ilustrações e o conteúdo devem ser do autor e ou da Instituição, não coletadas na literatura ou nos meios eletrônicos.

Relato ou série de caso(s): é a apresentação breve de um único caso ou de alguns casos de uma mesma patologia. O(s) caso(s) deve(m) ter interesse para a especialidade e deve ser discutido o valor didático. As imagens devem ser bem ilustrativas.

Observação: Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados.

AUTORIA

  1. Cada autor poderá submeter quantos trabalhos desejar, assinados de forma independente ou em parceria com outros autores.
  2. Cada trabalho pode ser assinado por até 9 (nove) autores, sendo que um deles deve  ser identificado como autor principal/responsável.

PRAZOS

Data limite para envio dos trabalhos (resumo e apresentação na íntegra): até 15/07/2022.

Publicação do resultado dos trabalhos aprovados: 10/08/2022.

Publicação do resultado dos trabalhos TOP DE ÁREA: 20/08/2022.

INSCRIÇÕES

  1. Os interessados em submeter e seus trabalhos para seleção e posterior apresentação no 51ª Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR22), evento que acontecerá de 01 a 03 de setembro de 2022, deverão preencher o formulário de inscrição com os dados do(a) autor(a) responsável e o resumo do trabalho até 15 de julho de 2022, às 23h59 (horário de Brasília), por meio do Sistema de submissão de trabalhos no site do CBR22 (www.congressocbr.com.br). Os trabalhos devem ser submetidos em formato de RESUMO (abstract, em formato de texto inserido no próprio sistema), assim como em APRESENTAÇÃO RESUMIDA (com 5 slides) e APRESENTAÇÃO COMPLETA (slides na íntegra), estas duas últimas em Powerpoint, conforme descrito neste regulamento.
  2. A inscrição do trabalho deverá ser feita por meio do site do congresso, exclusivamente. Não serão aceitas inscrições de trabalhos via e-mail ou de qualquer outra forma que não a descrita neste regulamento.
  3. No ato da inscrição, deve ser informado se um ou mais autores têm ou tiveram, nos últimos 12 meses, afiliação ou relação financeira relevante com empresas comerciais, que produzem, comercializam, revendem ou distribuem bens ou produtos de uso médico ou serviços consumidos ou usados em pacientes. A intenção não é impedir a participação destes autores, mas o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) adota políticas e procedimentos que visam a identificação dos conflitos de interesse.
  4. Portanto, tanto o resumo, quando a apresentação resumida e a apresentação completa (na íntegra) do trabalho submetido, não devem conter nenhuma promoção comercial e deve manter a privacidade dos dados dos pacientes. Nenhum nome de autores, identificação da instituição ou qualquer outra informação semelhante podem aparecer no resumo e na apresentação resumida, devendo constar apenas na apresentação completa.

SOBRE O RESUMO

  1. O resumo do trabalho pode ser submetido em português ou inglês ou espanhol. Não serão aceitos trabalhos em outros idiomas.
  2. É proibido mencionar no título, no corpo ou demais sessões do resumo, o nome da instituição onde o estudo foi desenvolvido e o nome dos autores como qualquer dado que sugira sua autoria. Estas informações deverão ser incluídas no campo próprio.
  3. Enviar o resumo com até 2500 caracteres com espaços no total (excluindo título, autores e instituição de origem).
  4. Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação da apresentação resumida e na apresentação completa.
  5. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão do resumo ou na apresentação resumida. 
  6. TODOS os resumos deverão conter, obrigatoriamente, 5 palavras-chaves ao final.

SOBRE O ARQUIVO DE APRESENTAÇÃO RESUMIDA (5 SLIDES) EM PPT

  1. O trabalho resumido (5 slides) pode ser submetido em português ou inglês ou espanhol. Não serão aceitos trabalhos em outros idiomas.
  2. A submissão deve ser em arquivo Powerpoint, com exatamente 5 slides e até 10 MB.
  3. O primeiro slide da apresentação deverá conter, na porção superior do slide, o título do trabalho, SEM o nome autores ou nome da instituição onde o trabalho foi desenvolvido. Este slide pode conter outras informações pertinentes ao trabalho, como texto e figuras, além do título.
  4. Recomenda-se que o conteúdo do trabalho seja disposto na apresentação resumida de forma a dar uma ideia geral do trabalho, seja ele um tema livre ou um painel digital.

SOBRE O ARQUIVO DE APRESENTAÇÃO COMPLETA (ÍNTEGRA) EM PPT

  1. O trabalho completo, na íntegra (versao final) pode ser submetido em português ou inglês ou espanhol. Não serão aceitos trabalhos em outros idiomas.
  2. Esta versão completa a ser apresentada, juntamente com o resumo e a apresentação resumida, antes do evento, em arquivo Powerpoint com, no máximo 30 slides e até 100 MB.
  3. A primeira tela da apresentação deverá informar: o título do trabalho, o nome completo de todos os autores e o nome completo da instituição onde o trabalho foi desenvolvido.
  4. Recomenda-se que o conteúdo do trabalho seja disposto de forma a permitir que o observador conclua sua leitura integral em até 10 minutos.

FORMATAÇÃO POR TIPO DE TRABALHO

  1. Trabalho original (painel digital ou tema livre): Título; Introdução, com especificação dos objetivos; Casuística e Métodos; Resultados; e Conclusões, referidas de maneira objetiva.
  2. Ensaio iconográfico: Título; Introdução, salientando a importância e o interesse do trabalho proposto; e Descrição, sucinta do material apresentado.
  3. Relato ou série de casos: Título; Introdução, salientando a importância e o interesse do caso a ser apresentado; Descrição, sucinta; e Discussão, resumida.

ÁREAS DOS PAINÉIS ELETRÔNICOS E TEMAS LIVRES NO CBR22

  1. Abdominal Gastrointestinal
  2. Abdominal Geniturinário
  3. Alunos de Medicina / Ligas radiológicas (trabalhos de extensão acadêmica)
  4. Cabeça e Pescoço
  5. Cardiovascular
  6. Ensino da Radiologia
  7. Inteligência Artificial, Inovação e Telerradiologia
  8. Mama
  9. Medicina Nuclear (incluindo PET-CT/PET-RM)
  10. Musculoesquelético (incluindo USG musculoesquelético)
  11. Neurorradiologia
  12. Pediatria (incluindo USG pediátrico)
  13. Qualidade e Gestão
  14. Radiologia Geral (incluso Densitometria Óssea, Física das Radiações, Meios de contraste, Proteção Radiológica)
  15. Radiologia Intervencionista
  16. Tórax
  17. Ultrassonografia Geral
  18. Ultrassonografia em Ginecologia
  19. Ultrassonografia em Obstetrícia / Medicina Fetal

SELEÇÃO

  1. A Comissão Avaliadora de trabalhos científicos do 51º Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR22 avaliará os trabalhos científicos inscritos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com este regulamento e que tenham fundamentação científica suficiente para apresentação no referido evento.
  2. O trabalho somente será avaliado e aceito se um dos autores estiver inscrito como participante no Congresso.
  3. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de modificar a categoria dos trabalhos selecionados, bem como, sob seu critério, redirecioná-los para outras modalidades ou especialidades.
  4. A Comissão Avaliadora é soberana para decidir assuntos omissos.

TRABALHOS TOP DE CADA ÁREA

  1. Dentre os painéis eletrônicos aceitos no CBR22, a Comissão Avaliadora selecionará os  melhores trabalhos de cada área (TOP DE ÁREA), independente do tipo e da categoria.
  2. A inscrição do trabalho representa um compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar o trabalho no evento, caso tema livre aprovado ou caso seja selecionado como TOP DE CADA ÁREA, devendo estar(em) presente(s) presencialmente no dia e hora marcados pela organização do congresso para apresentar o trabalho, responder perguntas e debater o tema do trabalho com o público, durante o 51º Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR22. Para isso, ao menos um dos autores deve estar formalmente inscrito como participante do Congresso.
  3. Os autores dos TOP DE CADA ÁREA serão informados via e-mail da sua seleção e da data/hora da apresentação.

TRABALHOS PREMIADOS DE CADA ÁREA

  1. O julgamento dos trabalhos premiados de cada área será feito pela comissão avaliadora de trabalhos do CBR 22, após as apresentações ao vivo dos painéis eletrônicos TOP de ÁREA e dos temas livres.
  2. O resultado dos trabalhos premiados será feito via e-mail aos autores e nas mídias sociais do CBR, em até 7 dias após o término do evento.

RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

  1. As despesas associadas a inscrição e apresentação dos trabalhos científicos destinados aos painéis eletrônicos e temas livres do 51º Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR22 são de responsabilidade de seus respectivos autores.
  2. O trabalho científico inscrito não poderá ter sido publicado e/ou apresentado com conteúdo semelhante em outros eventos científicos nacionais.
  3. Todos os autores, ao inscreverem seus trabalhos para apresentação nos painéis eletrônicos ou temas livres do 51º. Congresso Brasileiro de Radiologia – CBR22, autorizam a Comissão Científica e todas as sociedades médicas apoiadoras do evento citado a publicar o trabalho apresentado em PDF e/ou vídeo por tempo indeterminado nos mais variados veículos de comunicação (impressos, digitais e/ou web), desde que em caráter educativo e científico e com finalidade de divulgação do evento em âmbito regional, nacional ou internacional, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

CERTIFICAÇÃO

  1. Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao(s) autor(es). O acesso aos certificados será divulgado posteriormente.
  2. Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado.
  3. Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao  evento para receber o certificado.

Clique aqui para submeter seu trabalho