Maratona Brasileira de Residentes chega em sua 4ª edição

Tradicional evento entre os residentes do País já está com as inscrições abertas

A palavra “Maratona” está sempre associada à preparação, superação, competitividade, dedicação, entre muitas outras. Tornou-se modalidade esportiva, tendo sua origem a partir de uma lenda grega, na qual o soldado ateniense Fidípedes, teria corrido 42km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para anunciar ao povo a vitória dos exércitos atenienses sob os persas e, após cumprir sua missão, morreu de exaustão.

Entretanto, na comunidade radiológica, a palavra “Maratona” tem ainda mais significados:  conhecimento, cooperação e interação, pois estes são os objetivos da competição de conhecimentos radiológicos que já virou tradição entre os residentes.

A Maratona Brasileira dos Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (MBR) tornou-se, em pouco tempo, um dos eventos mais esperados dentro da especialidade e, este ano, chega em sua 4ª edição, após contar com mais de 20 equipes participantes em 2018.

O objetivo é promover a aproximação entre médicos residentes e aperfeiçoandos de diferentes instituições, estimular o domínio de conhecimentos radiológicos, promover o intercâmbio de experiências entre as inúmeras instituições participantes, seja do Brasil ou do exterior, além de impulsionar a atividade acadêmica e fomentar o espírito de cooperação e o trabalho em equipe.

“Acho que essa iniciativa do CBR contribui para a formação dos residentes, pois é um incentivo para que os residentes se dediquem ainda mais aos seus estudos e à sua formação. Além disso, proporciona um ambiente de integração entre nós”, afirma Dr. Thiago Baraviera, um dos integrantes da equipe vencedora no ano passado.

Para a Dra. Gláucia Michelis, que integrou a equipe vencedora em 2017, participar da Maratona “vale a pena em todos os sentidos. Aprendemos quando nos forçamos a enfrentar um desafio diagnóstico porque criamos uma memória emocional e acredito que essa seja uma das melhores maneiras de sedimentar um conhecimento. Claro que se a equipe estiver inspirada no dia e o prêmio vier é melhor ainda. Garanto que vale a pena, somos muito gratos ao CBR por essa oportunidade”, destaca.

A MBR19, que conta com o patrocínio da empresa Bayer, exige inscrições separadas do XLVII Congresso Brasileiro de Radiologia (CBR19) e está programada para às 12h10 do dia 12 de outubro, último dia do evento.

Como participar?

As inscrições são gratuitas para os inscritos no Congresso e deverão ser feitas pelo e-mail mbr19@cbr.org.br  até o dia 5 de outubro, ou no local.

Podem inscrever-se equipes formadas por três participantes, sem necessidade de pertencerem à mesma instituição ou estarem no mesmo ano de formação. Dois ou mais times do mesmo serviço também são permitidos. Os grupos terão 40 segundos para responder a cada questão, todas envolvendo imagens radiológicas. No ano passado, participaram mais de 20 equipes de todo o país.

Vale ressaltar que só é permitida a participação de médicos que estejam cursando um dos três anos oficiais de residência ou aperfeiçoamento. Com isso, residentes e aperfeiçoandos do quarto ano (R4 e A4) não poderão se inscrever.

Assim como ocorreu nas edições anteriores, como incentivo e premiação, os membros da equipe vencedora ganharão inscrição, passagens aéreas e hospedagem para participar do Encontro Anual da American Roentgen Ray Society (ARRS 2020), em Chicago (EUA), de 3 a 8 de maio.

Em 2018 foram mais de 20 equipes participantes, de diversas localidades do Brasil. Na edição de junho deste ano o Boletim CBR contou sobre a experiência dos ganhadores no Congresso Anual da ARRS, que estiveram juntos com membros da diretoria do Colégio durante o evento.

Compartilhar com